Cursos

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A educação básica tem como finalidade o pleno desenvolvimento do educando, assegurando – lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer – lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

ENSINO INFANTIL

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade e realizando todas as possibilidades humanas características do período em que a criança está vivendo. A Educação Infantil é voltadas para a faixa etária da criança e adequada às necessidades do meio físico, social, econômico e cultural. Seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais, instituídas pelo MEC, o Colégio Bandeira propõe os seguintes objetivos para o curso Infantil.

Curso de Educação Infantil: organizar-se de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

a) Ter uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

b) Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com saúde e bem-estar;

c) Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

d) Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os dos demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

e) Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;

f) Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

g) Utilizar as diferentes linguagens – corporal, musical, plástica, oral e escrita, às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendida, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;

h) Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

Para a Educação Infantil oferecemos as seguintes atividades extras dentro do horário normal de aula e que complementam os objetivos do curso: Ballet; Judô; Circo; Futsal; Música; Informática; Horticultura; Arte.

Durante o ano letivo os alunos da Educação Infantil participam dos seguintes eventos: PASSEIOS E COMEMORAÇÕES TAIS COMO: DIA DAS MÃES, FESTA JUNINA, DIA DOS PAIS, SEMANA DAS CRIANÇAS, FESTA DO PAPAI NOEL E ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO.


ENSINO FUNDAMENTAL

Um ensino pensado como um todo é FUNDAMENTAL!

O Colégio Bandeira pretende em relação aos alunos do Ensino Fundamental promover a sua formação básica, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender tendo como meios básicos o pleno domínio da escrita, da leitura, do cálculo como também o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana, de tolerância recíproca no que diz respeito a sua vida social e a visão de um prosseguimento de estudos.

Dentro de nossa Proposta Pedagógica de uma forma mais específica temos por objetivo proporcionar ao aluno, através dos estudos, ao preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assim estaremos contribuindo para o seu engrandecimento e fortalecimento.


ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio do Colégio Bandeira tem como meta formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade em que estão inseridos.

Conforme a LDB 9394/96 art. 35, temos como finalidade:

I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Em consonância com o exposto, nosso maior objetivo é atuar na consolidação da autonomia intelectual e moral dentro de duas perspectivas.

A primeira, coloca o conhecimento não apenas como objeto de ensino e aprendizagem, mas também como objeto de pesquisa e reflexão.

A segunda, diz respeito à atuação do jovem na sociedade, tendo como parâmetros de ação os conhecimentos e experiências vividos no espaço escolar.

Desta forma, propiciaremos aos alunos, que as informações acumuladas se transformem em conhecimento efetivo, contribuindo para a compreensão dos fenômenos e acontecimentos que ocorrem no mundo e possibilitando que, ao acessar a informação, o aluno tenha condições de decodificá-la, interpretá-la e, a partir daí, emitir um julgamento.

Além disso, objetivamos conduzir o educando à compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática.